
O ano de 2026 se aproxima e, com ele, começam a surgir mudanças no governo de Jorginho Mello, especialmente em função do pleito eleitoral. Pelo menos nove secretários têm seus nomes cotados como possíveis candidatos nas eleições do próximo ano.
Nos bastidores, há informações de que pelo menos dois secretários devem deixar a administração estadual, mesmo não estando entre os pré-candidatos: o Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e o Secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes.
Beto Martins deve se desligar do governo entre o final de janeiro e o início de fevereiro, para retomar sua atuação na empresa da qual é sócio em Imbituba, sua cidade natal. Filiado ao PL, ele tem reforçado aos amigos próximos que seguirá apoiando a campanha do governador Jorginho Mello, sem qualquer rompimento político.
Já a saída de Kennedy Nunes é dada como certa nos bastidores, embora ainda não haja definição sobre a data. Segundo rumores, o motivo estaria ligado a algum desconforto do secretário dentro do próprio governo.
Além de Beto Martins e Kennedy, outros nove nomes podem deixar a administração devido ao período eleitoral. O prazo oficial é abril, mas o governador Jorginho Mello já havia mencionado a possibilidade de antecipar as trocas de secretários, inclusive em janeiro, embora essa antecipação não tenha se confirmado.
Entre os nomes que podem se afastar do governo também estão a vice-governadora Marilisa Boehm, o adjunto de Infraestrutura Ricardo Grando e a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.
Confira a lista dos pré-candidatos proporcionais de 2026 que devem deixar o governo:
- Jerry Comper – Secretário de Infraestrutura (MDB)
- Carlos Chiodini (MDB)
- Sílvio Dreveck – Secretário de Indústria e Comércio (PP)
- Adeliana Dal Pont – Secretária de Assistência Social (PL)
- Mário Hildebrand – Secretário da Defesa Civil (PL)
- Fabrício Oliveira – Secretário de Planejamento (PL)
- Tiago Frigo – Secretário da Pesca (PL)
Além desses, também circulam os nomes de Ulisses Gabriel, Delegado-Geral da Polícia Civil, e da Secretária de Educação, Luciane Ceretta, como possíveis candidatos proporcionais em 2026.
Share this content:
